sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

A esperança que resta

Quando vi o texto "A dor, bah! Que interessa a dor, a indispensável dor... Brindemos à vida, se ela deixar." que é quase uma criação da Filomena (já que uma tradução seria praticamente impossível), deu-me um aperto no coração, uma agonia no peito e um nó na garganta e, ao lembrar dos decassílabos que cantavam o Paraíso dos Cavalos, as fantasias religiosas “ Pedido da Virgem Maria” e “Maomé e os Cãezinhos” e de tantos outros textos naquele inglês que só ele… e que agora estariam perdidos, não aguentei. Desandei a chorar. A Isabel consolou-me. Choro vai, choro vem… Que parvos nós somos! …não está nada perdido. Se ele registou as obras… Corremos ao cofre do banco onde decidimos guardar os documentos do autor e o pouco que não foi extraviado. Doce e efémera ilusão. Estavam lá todos os papéis de registo devidamente preenchidos pelo amigo Francisco. Era só assinar, levar à entidade competente e pagar (com o dinheiro que o próprio Francisco deu), mas seria esperar muito do Scott Johnsonn.
O pouco que sobrou, registei-o eu e, agora, só resta esperar que ele se torne bem conhecido e que as pessoas que levaram por engano os seus originais, os devolvam.
Haja visto que traduzir seus textos é como passar Gil Vicente para o anglo-saxão e também porque nem sabemos se eles reaparecerão, pedimos a quem tomou conhecimento de suas obras que as reconte. Mais vale um pássaro na mão que uma esperança a voar.
Obrigado a todos.

Mané do Café


7 comentários:

  1. E eis que eu encontro Mané do Café! Regressarei more and more, como não diria Gil Vicente.

    ResponderEliminar
  2. Que morte que nada...
    Já que ele não morreu no dia que foi parar na emergência, depois de passar no Tejo Bar...
    E... agora que o Scott vivenciou o carnaval do Recife, ele reviveu... está solto por aí, nos braços e alguma brasileira.
    Ainda o acho novamente...
    eliane velozo

    ResponderEliminar
  3. Meu comentário foi apagado!! Ahahaha... vai ver foi Scott, que virou um hacker de computador depois do carnaval em Recife!!

    Protejam-se!!!

    ResponderEliminar
  4. Janayna
    o comentário está no artigo da Eliane.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Mané,
    alguma notícia do Scott?
    Estou doidinha pra encontrá-lo de novo...
    e se isso acontece, garanto, ele não me escapa!

    eliane

    ResponderEliminar
  6. Acho que ele está atrás de ti, pois nunca mais soubemos dele.
    Beijinhos

    ResponderEliminar